terça-feira, 14 de abril de 2009

pelos caminhos da memória

Não sei há quantos anos não o fazia, mas imagino que o número já tinha 2 dígitos. Ontem fi-lo.
Peguei no carro, à noite, e conduzi sozinha, ao acaso, em romaria certeira aos locais de culto. Liguei o rádio naquele volume que não se sobressai aos pensamentos e fui, entre médios e máximos, qual Indiana Jones de pacotilha.
Conheço as estradas, ou melhor, lembro-me vagamente onde vão dar, mas fico-me por aí, tudo o mais se desvaneceu entre a memória e o emaranhado doentio de tijolo e betão. Foi-se a magia, o som da noite, a luz da lua. Foi-se tudo, ou podem ser apenas os meus olhos que cresceram e enrugaram perante os cultos... fiz cada uma das peregrinações aos locais sagrados, mas não encontrei os santuários e dos santos então...
Ontem fi-lo, sozinha, mais uma ou uma última vez, por ruas diferentes das que me povoam o imaginário, numa terra de ninguém.
Ontem fi-lo... como uma velha estranha e ainda assim soube-me tão bem...
Ontem fi-lo...
... e ontem não fumei...

4 comentários:

r.filgueira disse...

Ontem, foi-se
pq
um amanha vira...

xii

Cris disse...

Eh, pá. Não fumaste? Isso quer dizer que deixaste?
Quanto aos caminhos da memória, nunca são aquilo que pensamos quando os percorremos. Não sei se é melhor percorre-los ou deixá-los na memória intactos. Mas, se te soube bem, óptimo!
Uma beijoca gigante!

Cátia disse...

Pergunto-me o que te desencadeou ir... Existem sitios, situações, cultos que deverão ficar lá atrás, e só la atrás.. Existem cultos e santos que só se deve conhecer em idade própria... Depois já é fora de tempo, depois já nao vemos com os mesmos olhos...

Percorre os caminhos da memoria, por aqueles caminhos eternos.

Beijocas

ps - A bandeja sou-me mt bem, foi mt acordar com ela ao meu lado.

Marta disse...

R. Filgueira,

Pois foi! :)

xii

Cris,

Não, não quer dizer que deixei, estou em pausa apenas, sem compromisso estou só a ver quem manda, se sou eu ou o vicio. Estou a ganhar para já!!! :P

Os caminhos da memória, alguns devem mesmo permanecer intactos...

Beijokitas barquinho!

Cátia,

Perguntas-te muito bem! ;) Mas descansa o espirito, foi para passar o tempo, para arejar dos tios, e para passar um bocadinho comigo. Soube-me bem apesar de me sentir uma estranha na minha própria terra, o tempo não perdoa.

Beijo grande!

ps - Ainda bem! :)