segunda-feira, 8 de março de 2010

mea culpa

Dou por mim muitas vezes a pensar que sou uma má pessoa. Dou por mim muitas vezes a penitenciar-me pelos meus muitos e variados erros. Dou por mim muitas vezes perdida sem par neste mundo de vitimas, um mundo onde só se conhecem meia dúzia de malandros, os outros são todos verdadeiros, correctos, justos... vitimas inocentes. Pergunto-me onde andam os outros mentirosos, os outros traidores, os outros intolerantes, os outros injustos... pergunto-me e fico sem resposta, parece que para onde olhe só vejo os auto intitulados perfeitos, com filhos perfeitos, com vidas que só não são perfeitas por causa das criaturas “como eu” que os traumatizam. Ninguém falha, ninguém mete a pata na argola, e se de alguma forma mostram pequenas arestas impossíveis de fingir boleadas é porque alguém que não eles errou, eventualmente os pais, os tios, os avós, os irmãos... pergunto-me onde anda essa gente, mas não faço ideia, deles não se ouve um ai.
Pergunto e volto a perguntar-me por onde andam os outros que tal como eu já mentiram, já traíram, já feriram, já foram injustos e que como se vê por este meu texto são intolerantes... não sei... posso apenas imaginar onde param alguns dos curtos de memória!


Algum de vocês se atreve a contar um pecadito?

32 comentários:

Cris disse...

Bom podes-me pôr a mim nessa categoria.
E todos os políticos ( e olha que são muitos... :p

Marta disse...

Nessa qual? A dos curtos de memória ou a dos malandros?

Pela dica dos políticos parece-me que será dos curtos memória! :P

Beijocas!

Cris disse...

Já menti, já feri e já fui injusta. Também tenho muitos defeitos. E também me sinto vítima (e se calhar fui mesmo algumas vezes e outras nem por isso). Também sinto culpa por muitas coisas e não me consigo livrar dela.
Quanto à curta memória, sim também é um dos meus defeitos e malandra...
essa deixo ao teu critério :p

Marta disse...

lol

E tu acreditas que alguém nunca errou, ou mentiu ou feriu em algum momento da sua vida, ou que nunca foi vitima de alguma injustiça ou de alguém? Eu não. Faz parte da nossa condição. O que me custa é que as pessoas se esqueçam disso na hora de julgar os outros.

Asoc. Familias Acolledoras de Galicia - LA FAG disse...

Confesso aqui

que sou uma má pessoa esforçando a d i a r i o para ser melhor...

a vida esta repleta de cabroes y para cabroes cabrona e meia...e o mais curioso é que nem me chateo quando me intentam tourear... mas ja com os meus é outra loiça e com boa gente idem ... ai nao sou má sou um bicho de cuidado

Marta disse...

R. Filgueira,

:)))

Xii

Ana. disse...

Não confesso pecado nenhum nem sob tortura! ;P

Martona, eu já fui uma filha da mãe algumas vezes. Cruel, vingativa... mas trair nunca o fiz. Em nenhum tipo de relação, fosse ela de amizade ou não...

Beijinhos!*

Marta disse...

Ana,

hum... nem sob tortura...

Isto foi um desabafo como calculas. Sei que nem todos cometem os mesmos erros, mas não creio que haja alguém que não cometa nenhuns. Não acredito em gente perfeita, aliás, enjoa-me profundamente gente que se vende como perfeita. Tu minha linda, com esse teu coração na boca nunca fazes esse papel, nem nunca te faria esta critica!

Beijo grande!

Cátia disse...

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado.
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe -- todos eles príncipes -- na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos -- mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
vil no sentido mesquinho e infame da vileza."

(Alvaro de Campos,Fernando Pessoa)

Marta disse...

Cátia,

Já sabes que gosto imenso desse poema. Mas neste caso é ainda mais. Também já não se confessam violências... só há vitimas e bufos! Enfim...

Beijoca grande!

Carracinha Linda! disse...

Quem nunca pecou que atire a 1ª pedra!

Ninguém é perfeito... mas ninguém mesmo! E os que se auto-intitulam de perfeitos são muitas vezes os que mais erram e mentem e traem.

Beijoca!

PS - Anda conhecer a Goldie! :D

Anónimo disse...

somos imperfeitos certo? errar é o caminho para aprender, certo (desde que haja vontade de aprender, try...)?

então chega de questões e/ou queixas!! ;)

Marta disse...

Carracinha,

Pois é, mas muita gente esquece que peca...

Beijocas e felicidades com a tua nova menina! :)

Marta disse...

Anónimo,

Esse teu discurso deixa-te muito pouco anónimo. Acho que já te disse noutras alturas o quanto detesto essa tua falta de tomates em defenderes o que pensas, ou dizes pensar, portanto, desculpa lá, mas só me ocorre uma resposta: BARDAMERDA!!!!
Se quiseres discutir o assunto, coisa que eu aceito, não sou dona da verdade, voltas e assinas.
E já agora, acredita em mim, quem ler sabe reconhecer-te na hora!

Fontez disse...

Uii lá lá...aguerrida e sem medos...assim mesmo!!
é disso q gosto de ti pah.

Marta disse...

Fontez,

Nem todos podemos dizer o mesmo...

Fontez disse...

yep "todos diferentes todos iguais" miúda! relaxa! ;)

*

Marta disse...

pois...

Fontez disse...

sabes q gosto de ti dear...e sabes q algumas tiradas minhas te irritam...portanto sabes como sou!

p.s. nem todos os assunto se discutem ;)

Marta disse...

Fontez,

E tu sabes que isso é reciproco, é por isso que apesar de me irritares (muito) com algumas das tuas tiradas eu te respondo e o faço de forma construtiva, ou pelo menos tento.

No contexto do post, não vejo o porquê de não se discutirem os assuntos.

Fontez disse...

sejamos sempre nós próprios, e não outrem para agradar!
sim talvez saiba que haja reciprocidade, mas tal não me interfere pois é assunto teu. Apenas sei que gosto de ti miúda e do "miúdo" ;)
Ainda bem q te irrito, é sinal q n me esqueceste e ainda me aturas! :D

a frase "mea culpa" faz-me mt lembrar a conversa do neto com a avó: "tenho 38 anos, o mundo anda uma treta, falsidades, traições, onde anda os verdadeiros, quero vê-los quero conhecê-los..."! Resposta da avó: "Netinho, tenho 98 anos, estou prestes a morrer e não percebi porra do sentido da vida, e tu estarás vivo e muitos anos pela frente para aprender se o quiseres, e viver, por isso para de te queixar!"

only!

p.s. pronto agora tlv esteja a discutir sobre o post :)

Marta disse...

Agora estás a discutir o post! :)

Essa conversa tem piada, e até sou capaz de concordar em parte, no entanto o comentário do "anónimo" não era assim tão claro. E não era ele a ser ele próprio, ou pelo menos a ser minimamente adulto e eu crianças quando as quiser aturar faço-as. Mais, o post não eram "queixas" eram desabafos. Desabafos que eu posso e vou continuar a fazer.

Fontez disse...

à vontade minha querida ;)
essa do anónimo vou para me meter ctg, sabes disso n sabes? :)

bem se sou outra pessoa por ter passado por anónimo n me interessa. sou eu, sou quem sou! apeteceu-me passar por anónimo e reinar ctg...como tb a ti te apeteceu desabafar, simples!

se fizeste bem? sei lá, tu é q sabes.

o caminho de "mea culpas" faz (também) lembrar a forma como a Igreja tá a lidar com os crimes horrendos dentro da mesma!

somos quem somos e o mundo é quem é, aceitemo-lo como ele é, e vivamos a nossa vida simples!

vês como te irrito mas eu gosto pq gosto de por-te a ferver minha querida ;)

(dentro de limites vá lá)

bj grande..
tlv tenha entendido o pq do desabafo!

Marta disse...

Pois já eu acho que não entendeste.

Mas sim, ao misturares este meus desabafo, com a tua mania de não assumires o que dizes ou pior com os podres da igreja, estás a irritar-me e muito. Mas para não te dar esse prazer, pelo menos agora que não me apetece, não vou discutir isso contigo.

Fontez disse...

prazer?
se tenho algum prazer discutir os teus desabafos? nop!

end discussion pois n ha nada pra discutir. desabafar é um caminho dos fracos e tu n és fraca!

*

Marta disse...

oh céus!

bla bla bla whiskas saquetas!!!!

Fontez disse...

yep boa, tás de volta...! logo vi q a primavera tb está ctg :D

*

Marta disse...

tou de volta? dadonde?

Fontez disse...

sei lá, n sei de onde vieste, mas tás de volta!
;)

p.s. já sei, vê se adivinhas...wait...!

Marta disse...

eu consigo lá adivinhar seja o que for a esta hora, eu vou é jantar! Bom jantar também para ti!

Fontez disse...

ja jantei. bon apetite.

vai ser bonito porrada de duas mais duas garrafas uma criatura a levar no pêlo...
;)
*

Fontez disse...

para preencher o meu intervalozito e relaxar um pouco venho até aqui...e deixo um bj.